Fotogrametria Médica

Desde 2023, o LFSR, em parceria com o grupo de pesquisa GIFLE (Grupo de Investigación en Fotogrametría y Láser Escáner), da Universitat Politècnica de València (UPV), vem trabalhando no uso e avaliação da solução fotogramétrica PhotoMeDAS, patenteada pela UPV, que gera modelos tridimensionais do crânio de pacientes a partir do processamento fotogramétrico de imagens de celular.

Neste momento, conta com um projeto, envolvendo IOC/Fiocruz (Laboratório de Epidemiologia das Malformações Congênitas) e Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), para a coleta de modelos cranianos tridimensionais de crianças no ambulatório de pediatria. Esse projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética das três instituições e permitirá validar a solução PhotoMeDAS como método não-invasivo de determinação de assimetrias cranianas nos primeiros anos de vida.

Além disso, em desenvolvimento cooperativo com GIFLE/UPV e LEMC/IOC/Fiocruz, o laboratório está dando os primeiros passos no desenvolvimento de solução fotogramétrica - também a partir de telefone celular - para reconstruir a face de um paciente em três dimensões, e avaliar assimetrias faciais em conjunto com as cranianas. Espera-se que, nos próximos anos, haja uma forte sinergia entre essas instituições no desenvolvimento de soluções que democratizem exames médicos de imagem.