IndicesSR

Desde a década de 1960 os índices de vegetação, que são medidas radiométricas adimensionais que indicam a abundância relativa e a atividade da vegetação verde, vêm sendo utilizados na extração e modelagem de parâmetros biofísicos da vegetação (Jensen, 2015). Esses índices são calculados a partir de operações aritméticas efetuadas sobre dados de radiometria das imagens provenientes de sensores remotos. Além dos índices de vegetação, outros índices como o de umidade e de áreas construídas, permitem complementar as análises de ocupação e uso do solo.

As pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (LFSR) têm-se focado na utilização de índices de diversas naturezas para complementar a classificação semiautomática de imagens multiespectrais provenientes de diferentes sensores remotos. Além disso, informações oriundas do processamento de dados de imagens de sensores termais vêm sendo incluídas na análise procurando obter correlações entre o uso do solo e o aumento da temperatura da superfície terrestre.

Pesquisas no âmbito da geomorfometria, que é a ciência da quantificação das análises da superfície terrestre usando parâmetros da superfície terrestre extraídos a partir de modelos digitais de elevação, também se encontram em andamento no laboratório para extrair e classificar formas de relevo usando o conceito de assinatura geométrica. Essas análises irão enriquecer, ainda mais, a análise dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.